top of page

APOIO

 

Ao longo do desenvolvimento do Velejar é Preciso o clube ICLI sempre contou o apoio, ajuda, trabalho e colaboração de diversas pessoas e empresas.

Com isso, agradecemos imensamente a todos que contribuíram de forma direta e indireta para este desenvolvimento. Os amantes da vela, sócios, colaboradores, funcionários, alunos, diretoria do clube (todas as gestões), empresas, comerciantes, empresários, imprensa, órgãos públicos e privados fazem parte deste sucesso.

Em dezembro de 2012, o projeto ganhou reforço com o apoio da Itaipu Binacional, através de convênio de 24 meses, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). 

Após o término do 1º convênio, e através das metas e objetivos serem alcançados, a Itaipu renovou o convênio com o ICLI, em agosto de 2015, por mais 24 meses.

Mesmo com o apoio da Itaipu Binacional o ICLI busca constantemente novos apoios e patrocínios para que possa atender todos os objetivos do Velejar é Preciso.

ITAIPU Binacional

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 a 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares. O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma tupi-guarani, o termo significa "pedra na qual a água faz barulho".

A Itaipu Binacional é a líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,2 bilhões de MWh desde o início de sua operação. A Hidrelétrica das Três Gargantas, na China, que produziu cerca de 800 milhões de MWh desde o início de sua operação, com uma potência instalada 60% maior do que a de Itaipu (22.500 MWh contra 14.000 MWh). Em termos de recorde anual de produção de energia, a usina de Itaipu ocupa o segundo lugar, atrás somente de Três Gargantas, que produziu, em 2014, 98,8 milhões de MWh, o que equivale a 0,2% a mais do que o recorde anterior de Itaipu (98,6 milhões de MWh no ano de 2013).

O seu lago possui uma área de 1 350 quilômetros quadrados, indo de Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá, 150 quilômetros ao norte, além de suas vinte unidades geradoras de setecentos megawatts cada, Itaipu tem uma potência de geração de 14 000 megawatts. É um empreendimento binacional administrada por Brasil e Paraguai no rio Paraná na seção de fronteira entre os dois países, a 15 km ao norte da Ponte da Amizade. A capacidade instalada de geração da usina é de 14 GW, com 20 unidades geradoras fornecendo 700 MW cada e projeto hidráulico de 118 m.

A grandiosidade da usina contribui para que Foz do Iguaçu seja conhecida no mundo inteiro como um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil. Desde que foi aberta à visitação, Itaipu já recebeu mais de 16 milhões de visitantes. Para receber os visitantes, o Complexo Turístico Itaipu oferece opções de visitas pelas áreas internas e externas da usina.

bottom of page