

BENEFÍCIOS
A prática da vela consiste em uma atividade esportiva que, devido às suas complexas características, exige fisicamente do atleta e o estimula intelectualmente (SLATER; TAN, 2007).
Estudos apontam as diversas exigências necessárias para a prática da vela, como: demandas de força, equilíbrio, coordenação, resistência, nutrição adequada, além de boas condições psicológicas para interpretar adequadamente ações do vento e da água, tomando decisões rápidas, e manter a concentração e o foco de atenção (BRANDT et al, 2012).
A vela é um esporte que permite vários desdobramentos educacionais importantes. Toda atividade esportiva, além de desenvolver o físico e o intelecto, promove a autoestima, a socialização, estimula tanto a competição quanto a solidariedade, e projeta valores positivos que nortearão o futuro do jovem, dentro ou fora do ambiente esportivo. A vela, em particular, é um esporte que oferece um grande potencial educativo e de formação geral do jovem. Algumas das vantagens e oportunidades proporcionadas pela vela são apresentadas conforme as suas dimensões:
Habilidades pessoais:
-
Contribui para a autoconfiança, a disciplina, o desenvolvimento da liderança e o espírito de equipe;
-
É um esporte de estratégia e de decisão. Essas características do esporte são potencializadas pelo projeto Velejar é Preciso de tal forma que se constituem como ensinamentos referenciais para a vida profissional e social do jovem.
-
Desenvolve no praticante o senso de oportunidade e risco, de desafio e limite, além do respeito às adversidades;
-
É um dos únicos esportes que o competidor ao mesmo tempo passa a ser juiz em determinada situação (protestando outro competidor que infringe qualquer regra do esporte). Transformando em um esporte de praticantes honestos e leais.

Motivação para a educação:
-
Estimula o interesse pela tecnologia, pela física e pela matemática. Essa potencialidade auxilia a compreensão e o aprendizado na escola formal;
Educação ambiental:
-
A vela é um esporte que promove o interesse e a sensibilidade para os temas ambientais. Ao aprender a velejar, desenvolve-se a percepção de fenômenos e atributos da natureza, adquirindo-se a sensibilidade para compreender as correntes e marés, rajadas de vento e suas variações e formação de nuvens.
-
A vela é um esporte totalmente ecológico, de contato direto com água e utiliza um recurso natural que nunca acaba (apenas enfraquece), que é o vento. Este contato direto com a natureza faz com que o esporte transmita tranquilidade e renova a paz interior de seus praticantes. Exigindo do velejador respeito à natureza e zelo pelo meio ambiente.
