top of page

ATLETA E REGATA

 

O esporte a vela classifica as embarcações segundo suas características e propósitos, quais se diferem pelo tipo de equipamento e tipo e tamanho de casco e vela. As competições à vela incluem os mais diferentes tipos de embarcações, separadas em categorias, conhecidas como classes, podendo ter um ou mais tripulantes.

As competições da vela são formadas regatas, quando o percurso a efetuar é identificado com boias. As regatas ainda podem ser divididas em 3 tipos: A regata em flotilha, com a participação de vários concorrentes; O match Racing: Duelo entre 2 barcos; E a regata por equipe: normalmente utilizado na classe Optimist, são 4 velejadores contra outros 4. Para cada tipo de regata existe um conjunto de regra especifico.

As competições acontecem em raias delimitadas por boias presas ao fundo da água. Existem 3 tipos de percursos mais utilizados nas diversas classes do esporte: “Barla Sota”, “Triangulo olímpico” e “Trapezoidal”. 

Em cada regata o primeiro colocado soma 1 ponto, o segundo colocado soma 2 pontos e assim sucessivamente. Desta forma o vencedor da competição é aquele que fez menos ponto, diferentemente de outros esportes.

Para dar direção a um barco à vela usa-se o leme, peça submersa na água e normalmente ligada ao casco no painel de popa (parte de trás). É mudando a direção do leme que alteramos o rumo do barco ora para bombordo (esquerda), ora para boreste (direita).

A vela pode ser regulada com relação a direção do vento, para melhor aproveitamento e melhor velocidade da embarcação. Os tipos de navegação são:

Contra vento: Andar o mais perto possível do vento, velas caçadas próximo do meio da embarcação. A bolina deve estar totalmente para baixo. Para chegar ao destino o velejador necessita fazer zig-zag até o destino de contra vento.

Través: Vento entra pelo lado do barco. Forma mais fácil e rápida de navegar, velas caçadas até metade. Bolina levantada até metade.

Largo: Vento entra entre o lado e a parte de trás da embarcação. Velas mais folgadas do que no través.

Popa: Vento de trás do barco, barco é muito instável, as velas totalmente folgadas. Bolina totalmente levantado.

Normalmente, a largada na Vela acontece com os barcos largando no sentido oposto à direção do vento, ou seja, os barcos largam no contra vento. A largada é realizada entre uma linha imaginaria formada pela boia e uma embarcação da comissão de regata (juízes). Esta linha imaginaria é perpendicular à direção do vento. A comunicação entre juízes de regata e velejadores acontecem apenas por bandeiras. Quando os barcos estiverem posicionados na linha de largada começa um procedimento de 5 minutos para a largada, no qual é identificado com uma bandeira com o símbolo da classe que irá largar. No momento da largada nenhum barco pode estar a frente da linha entre o barco da comissão de regata e a boia de largada. Caso alguma embarcação estiver a frente, será penalizado.

Os atletas não podem atrapalhar a navegação de um adversário sob pena de punição. O iatismo é um dos únicos esportes que o atleta também é juiz da prova, no qual poderá protestar outro barco, ou até mesmo a comissão de regata por ação imprópria. Estes julgamentos acontecem em terra, depois das regatas do dia.

Em média, uma regata é composta por oito regatas, no qual é realizada de 2 a 3 regatas por dia, e cada regata dura em média 45 minutos.

bottom of page