top of page

2001

 

Em janeiro de 2001, iniciava então o “Projeto Velejar é Preciso” de fato, com aproximadamente nove alunos: 2 do Navegar, 2 filhos de funcionários, 5 filhos de sócios.

Além dos esforços pessoais dos seus fundadores, o projeto recebeu ainda apoio total da Marinha do Brasil, através da Capitania Fluvial dos Portos do Rio Paraná, no qual habilitava os alunos com instruções na categoria de veleiro amador. Com colaboração e aceitação dos associados e da diretoria do clube, aliados a dedicação dos idealizadores e amantes da vela, o projeto começa a ser desenvolvido sem interrupção.

Alguns dias após a formação do projeto, diversos alunos de várias partes da região de Foz do Iguaçu, iniciaram os treinos no ICLI. Entre estes, estavam algumas crianças remanescentes do Navegar, crianças oriundas de escolas públicas da cidade, além de filhos de funcionários e de associados do clube, subindo para 15 alunos treinando no ICLI nos sábados e domingos.

O clube começou então a investir em suas estruturas para melhorar a parte náutica desportiva, visando organizar eventos de regatas a vela. Com a excelente aceitação por parte dos velejadores, os diretores do clube realizam a primeira regata depois da formação do projeto Velejar é Preciso; a Regata Costa Oeste foi realizada no dia 27 de maio de 2001, com 11 velejadores na classe Optimist (barco escola da vela, até 15 anos) e alguns barcos das classes Laser e Hobie Cat 16. 

O primeiro campeonato dos velejadores para fora das instalações do clube e no mar foi o XX Campeonato Paranaense 2001 da classe Optimist, realizado na cidade de Antonina no litoral paranaense, nos dias 02, 03 e 04 de novembro. O ICLI marcou presença com 14 velejadores iguaçuenses, num total de 40 barcos inscritos no evento. Os atletas do clube conseguiram as melhores colocações, recebendo o título de campeões paranaenses em todas as categorias disputadas (Por equipe, categoria geral, estreante e feminino). Este acontecimento gerou grande expectativa sobre os jovens velejadores iguaçuenses, por ser o primeiro campeonato dos alunos fora da cidade e no mar. Este fato pode ser percebido no depoimento do professor de vela que acompanhou a equipe no evento, Sr. Cláudio Rogério Oliveira da Silva: “O título pegou todos de surpresa, já que a maioria das crianças se quer conheciam o mar e o tempo de treinamento foi relativamente pequeno”.

Na semana seguinte, o mesmo clube foi sede dos campeonatos paranaenses da classe Laser Master (velejadores acima de 35 anos), e também em duplas (sem limite de idade, e em dupla) nos dias 16, 17 e 18 de novembro do mesmo ano. 13 velejadores representaram a cidade de Foz do Iguaçu, sendo três duplas e sete individuais.

Com o tempo, a escola de vela do clube foi se ampliando, pois novos velejadores começaram a integrar o grupo, e os barcos a vela que antes estavam parados no hangar do clube sem uso, foram reformados e consertados para novos alunos.

Foi feito ainda, um refeitório para atender as necessidades do projeto, pois nem todos tinham condições de se alimentar no restaurante do clube. Com calendário oficial de regatas, registrado pela Federação Paranaense de Vela e Motor, o clube fez com que a mídia e os sócios do clube dessem mais visibilidade ao projeto social.

O ICLI montou a estrutura necessária para o treinamento dos atletas nos finais de semana, disponibilizando barcos, equipamentos de reposição, instrutor náutico, vale transporte para o deslocamento dos alunos moravam em outros bairros, como Porto Meira (30 km do clube) e Cidade Nova (15 km do clube); e alimentação (café da manhã, lanche e almoço) orientada por nutricionista. Além disso, mantinha a valorização do estudo formal, condicionando a permanência dos atletas no projeto a resultados positivos e bom rendimento escolar durante todo o ano letivo.

Este foi o ano que marcou o inicio das atividades dos velejadores do projeto Velejar é Preciso no mar. 

Claudio e Admir - NOV 2001.jpg
Image.jpg
PR OP 2001 - JAQ 1 Feminino.jpg
PR OP 2001 - POPO 1 Geral.jpg
Regata da Marinha 2001.jpg
bottom of page